Fique Conectado:

A IoT ou Internet das Coisas (da sigla em inglês) é hoje um dos assuntos mais comentados em todos os meios ligados à tecnologia. A cada dia, novos produtos e aparelhos são conectados à Internet. Justamente por isso, novos aplicativos não param de surgir. Isso certamente vai transformar a forma como os fabricantes e demais empresas tomam decisões de negócios. Trata-se de uma evolução da indústria que teremos oportunidade de observar nos próximos anos. Mas fique tranquilo, nós vamos explicar tudo sobre esse assunto no post de hoje.

Riscos

Apesar de tantas novidades interessantes, existem muitos riscos. Pesquisas revelam que 80% dos apps IoT não são testados contra segurança. Isso indica que ainda estamos engatinhando nesse universo. A parcela do orçamento dedicada pelas companhias à qualidade e aos testes caiu 31% em 2016.

Nesse contexto, muitas atividades maliciosas praticadas em computadores e smartphones estão sendo agora transferidas para os novos dispositivos conectados. Como por exemplo o ransomware. E, sendo assim, as empresas correm sérios riscos por não possuírem estratégias de segurança para IoT.

Oportunidades

A transformação digital chegou trazendo muitas oportunidades de crescimento. Porém, elas só podem ser aproveitadas se as empresas souberem eliminar os gargalos existentes entre o negócio, o desenvolvimento, a qualidade e as operações. Hoje já existem testes ágeis que ajudam a priorizar a geração de valor para o cliente e a relevância para o negócio.

Para manter uma margem competitiva, os departamentos de teste e garantia de qualidade devem se voltar à automação do ecossistema. Também precisam realizar a análise preditiva e estar atentos às atividades de teste baseadas na inteligência. Assim, garante-se resultados para o negócio sem arriscar utilizando soluções suscetíveis às ameaças cada vez mais criativas e inovadoras.

Conscientização

Conforme a importância do papel do IoT cresce para as operações do negócio, as empresas precisam se conscientizar da importância de contar com uma estratégia baseada em riscos, que crie um ecossistema de testes seguro.

É preciso investir em soluções as-a-service (como serviço) para gestão do ambiente, gestão dos dados e execução dos testes. Assim como níveis superiores de engenharias em suas equipes. Dessa forma é possível manter a integridade do sistema e impulsionar a inovação.

Quer soluções em segurança da informação? Acesse o site e conheça nossos serviços!