Fique Conectado:

O  treinamento de segurança da informação é importante porque elo mais fraco de um plano de segurança é sempre o fator humano. Isso porque não há nenhuma tecnologia, nenhum tipo de software que possa impedir o deslize de um funcionário desatento. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje.

A maioria dos ataques à segurança de dados sofridos por empresas teve como causa o fator humano interno. Seja ele mal-intencionado ou simplesmente por ignorância em relação à segurança da informação. Faz sentido, então, que haja preocupação em transmitir conhecimento de segurança para essas pessoas. Assim, cada um pode executar suas funções de forma eficiente e segura.

Para manter a segurança da informação nas empresas, é essencial que os usuários estejam informados sobre as diretrizes de segurança. Também é importante que conheçam os riscos que enfrentarão. Assim, eles conseguem entender suas responsabilidades em relação à Política de Segurança da Informação.

Contudo, nem todos precisam passar pelo treinamento, para alguns, a conscientização já é suficiente. Porém, em se tratando de segurança da informação nas empresas, alguns profissionais precisam de conhecimentos um nível acima da conscientização. É o caso de colaboradores que atuam em áreas como:

  • Finanças;

  • Desenvolvimento de sistemas; 

  • Auditorias; 

  • Propriedade intelectual; 

  • Processos judiciais.

Porém, os skills desenvolvidos no treinamento são construídos a do conhecimento obtido em um programa de conscientização.

O treinamento em segurança da informação promove o conhecimento de controles, técnicas e atuações com gerenciamento de risco e política de segurança.

Ele pode incluir contingenciamento, lidar com problemas de usuários e colaboradores, controlar processos de autenticação, acesso e até operar permissões de sistemas seguros.

Os treinamentos têm o objetivo mais focado em competências para execução e se diferenciam da conscientização. Essa última tem o foco maior em estimular atenção e hábitos de boas práticas.

Sua empresa está precisando oferecer treinamento a colaboradores-chave? Acesse nosso site e conheça nossas soluções em segurança da informação.