É neste cenário que cresce a atuação das empresas de consultoria em ti. Elas vêm para apoiar o pessoal de TI de empresas de todos os portes e em todos os segmentos de atuação, trazendo background, boas práticas, ferramentas e soluções que, muitas vezes, não seriam conseguidas de forma orgânica devido ao dia a dia conturbado das operações.
Consultoria em TI não é concorrência
Se departamentos como RH, finanças e vendas já estão habituados a buscar ajuda de consultorias externas, para o departamento de TI esta é uma novidade que está cada vez mais presente. E é natural que a busca de uma consultoria em TI ainda sofra reticências por parte dos profissionais da área, afinal a transição para a atuação consultiva não se dá da noite para o dia.
O importante é, portanto, não ver o trabalho de uma consultoria como uma espécie de concorrência. Pelo contrário, buscar uma consultoria significa trazer oxigênio novo para a operação tecnológica da empresa, novos ares, novas ideias.
4 pontos em que uma consultoria em TI pode ajudar nos seus projetos
Veja, a seguir, algumas maneiras em que uma consultoria em TI pode ajudar os projetos do departamento:
Uma consultoria em TI pode trazer a experiência necessária para um projeto
Pessoal especializado, ferramentas, metodologias… Uma boa consultoria em TI pode trazer um background bem significante para projetos específicos da empresa, pois têm vivências com problemas parecidos em outras empresas e já tem lições aprendidas em problemas comuns a projetos similares. Com isso, ganha-se tempo e qualidade na execução de trabalhos complexos como implementação de serviços de plataforma de desenvolvimento em nuvem, por exemplo.
E esta experiência, além de ajudar na estruturação e execução do projeto, também serve como aprendizado para que todo o departamento de TI cresça e adquira habilidades e conhecimentos que talvez demorassem muito tempo para ser adquiridos.
Reduzir custos
O pessoal de uma consultoria em TI já vêm treinado, devidamente preparado para a realização do projeto. Isso reduz muito os custos com contratação, treinamento e capacitação de pessoas, além, é claro, das boas práticas de otimização de investimentos que podem ser inseridas no dia a dia do projeto.
Obter certificações
Muitos projetos de TI necessitam conhecimentos específicos em tecnologias e serviços, exigem certificações que demorariam muito tempo para o pessoal interno adquirir junto aos fabricantes e órgãos reguladores. Também nisso uma boa consultoria em TI pode ajudar. Ela pode trazer as certificações necessárias para que o projeto ande e se desenvolva sem empecilhos.
Melhorar a competitividade
A inteligência competitiva trazida por uma consultoria também pode fazer com que a empresa dê um salto na corrida pelo mercado. O que demoraria anos para ser desenvolvido internamente pode ser resolvido com a simples troca de experiências entre os profissionais da consultoria com a equipe interna.
Isso se dá, pois, muitas vezes, é difícil para a equipe interna perceber as movimentações do mercado e acompanhar o surgimento de novas ferramentas e metodologias ao mesmo tempo em que precisa estar disponível para o dia a dia da operação do negócio.
Entenda como funciona uma consultoria em ti
O papel de uma consultoria em TI pode parecer simples, mas há muita complexidade envolvida. Isso porque quando são contratadas, as consultorias são chamadas para resolver desafios que os departamentos de TI, por si sós, não conseguem resolver.
Em outras palavras, busca-se uma consultoria quando é necessário um esforço altamente especializado, para projetos pontuais e que demandem expertises que a equipe interna não tem ou não tem tempo de colocar em prática.
Um contrato com uma consultoria em TI, portanto, é feito por tempo determinado de atuação (pode ser medido em meses, dias ou horas; há projetos que duram anos) e, previamente, são acordados pontos a serem cumpridos por ambas as partes durante o projeto.
Durante a realização do projeto, a parceria entre os profissionais da consultoria e a equipe interna de TI é fundamental. Cabe aos profissionais internos, portanto, fazer com que os consultores se sintam familiarizados, facilitar o dia a dia dos profissionais e, sobretudo, absorver a experiência ao máximo.
O que avaliar antes de contratar uma consultoria de TI
Dito isso, vamos a algumas dicas que você deve observar na hora de avaliar uma consultoria para contratar:
Busque referências
Um bom termômetro para verificar a qualidade dos serviços de uma consultoria é saber como os clientes e ex clientes dela a avaliam. Falar com gestores de TI que contaram com os serviços da consultoria é fundamental, pois eles poderão dizer o quanto foram felizes ou infelizes no relacionamento com a empresa, quais resultados obtiveram etc.
Também vale dar uma olhada na reputação da empresa na internet (redes sociais, fóruns de discussão, citações em reportagens etc.).
Avalie o portfólio de serviços
Verificar quais são as metodologias utilizadas pela consultoria para colocar em prática seus serviços, quais certificações a empresa tem, qual o nível de formação dos profissionais etc. também ajuda bastante. Aqui é preciso ter um olhar mais crítico, ir além da camada visível do discurso de vendas; exigir comprovações, por exemplo.
Solicite um plano de ação
Ao expor seu projeto, suas necessidades, peça para que a consultoria monte um plano de ação provisório para que você avalie se está de acordo com a forma de trabalho. Isso deve ser feito antes do fechamento do contrato e você deve deixar claro que faz parte do processo de avaliação. Ter esta visão de como a consultoria agiria na execução do projeto pode ser tranquilizador ou então denotar não compatibilidade com o que você espera ou com os valores do seu negócio, por exemplo.