A tecnologia da informação tem uma evolução muito dinâmica, difícil de ser acompanhada. O gestor de TI costuma ser um profissional altamente requisitado que, dada a velocidade da sua rotina — geralmente, composta de urgências —, não pode conduzir melhorias e gerir as atividades do setor simultaneamente. Por isso, contar com uma consultoria de TI é uma excelente receita para implementar novas estratégias e otimizar a área como um todo.
Mas, é comum ter dúvidas e inseguranças que interferem na tomada dessa importante decisão. Para derrubar essas barreiras e fazer a escolha certa ao selecionar uma consultoria de TI, fique atento às dicas que daremos a seguir.
Antes de contratar uma consultoria de TI, mapeie a situação atual da área em seu negócio, de forma a entender suas fragilidades e vulnerabilidades e para definir um ou mais objetivos necessários à melhoria do setor.
Não se preocupe em ter precisão absoluta na definição desse objetivo, pois essas informações apenas servem, de modo mais exato, como um ponto de partida para conduzir as análises a serem realizadas pela consultoria.
Existem inúmeras consultorias de TI no mercado e, se você não tem nenhuma experiência prévia na contratação desses serviços, fica difícil escolher a esmo alguma delas.
Por isso, busque indicações de colegas do ramo e procure informações que embasem a escolha, como entidades de classe e profissionais de TI conhecidos, que possam fornecer uma opinião baseada na experiência. A partir desses dados, você pode fazer uma seleção prévia das consultorias com as quais entrará em contato.
Entreviste cada um dos consultores pré-selecionados para conhecer sua metodologia e ferramentas de trabalho e para entender a dinâmica de interação que será necessária entre a sua organização e a dele.
Relate suas expectativas quanto à contratação e se certifique de que os serviços oferecidos estão alinhados às suas necessidades. Solicite orçamento somente aos consultores que demonstrarem real capacidade de alcançar o objetivo traçado pela sua empresa.
Ao orçar a consultoria de TI, não coloque como prioridade o preço dos serviços na definição de sua escolha.
Lembre-se que consultoria não é um gasto puro e simples, mas um investimento. E, como tal, requer uma análise de custo-benefício que leve em consideração diversos fatores capazes de ampliar a probabilidade de sucesso do serviço, conforme veremos nos próximos tópicos deste post.
A empresa que presta consultoria de TI precisa ter alto nível de experiência e longo tempo de mercado, com boa reputação.
Informe-se sobre o currículo dos profissionais da consultoria e conheça o portfólio de clientes e projetos já realizados por eles. Leve em conta as certificações da equipe; elas demonstram a atualização e a credibilidade da competência deles.
Como gestor de TI, você sabe que as certificações são hoje um requisito quase fundamental para os profissionais da área. A equipe de profissionais da consultoria deve ter certificações em:
Além dessas, podem ser verificadas outras, dependendo do foco dos serviços a serem realizados em sua empresa:
Procure conhecer os resultados alcançados em, pelo menos, três projetos que foram desenvolvidos pela consultoria de TI em empresas diferentes. Dê preferência a organizações similares à sua e obtenha informações sobre o grau de satisfação desses clientes, fazendo contato com cada um pessoalmente.
Outro meio de conseguir esse feedback é assistindo a vídeos ou lendo posts sobre cases de sucesso, que geralmente são publicados nos blogs ou sites das consultorias e fazendo pesquisas na internet em fóruns de discussão de TI e redes sociais.
A tecnologia da informação é uma área de conhecimento muito ampla e diversificada, o que torna impossível o seu domínio conceitual, técnico e prático por um único profissional.
Dentre as especialidades de TI podemos citar:
É importante que a consultoria a ser contratada tenha uma equipe multidisciplinar de TI, cujas expertises sejam complementares para assegurar sucesso no projeto, ou que ela tenha parcerias estratégicas com outras consultorias e fornecedores de tecnologia que deem suporte nas especialidades complementares à dela.
Ao longo do processo de consultoria de TI, é normal que a equipe contratada adquira acesso a informações sigilosas da sua organização, que precisam e devem ser resguardadas da concorrência.
Por esse motivo, garanta que, no contrato de prestação de serviços, exista uma cláusula de confidencialidade que assegure a confidencialidade das informações acessadas durante a consultoria.
A consultoria deve deixar dois legados importantes para a sua organização:
Então, negocie com o consultor a transferência de conhecimento e se certifique que conste no contrato como será realizada essa importante tarefa.
Como vimos, escolher uma consultoria de TI tem seus segredos, cujo passo a passo tem que ser seguido à risca e sem pressa, para evitar equívocos e insucessos. Vale ressaltar que, além de fazer a escolha certa e firmar um contrato bem detalhado, sua empresa precisa prestar o suporte adequado aos consultores para que obtenham os melhores resultados possíveis.
Para a consultoria de TI fluir com a máxima naturalidade, você, como gestor de TI ou outro funcionário — de confiança e de perfil multiplicador, que conheça bem a cultura organizacional e tenha livre acesso a todos os departamentos — deve ser o facilitador dos consultores dentro da organização.
Esse profissional vai intermediar a comunicação interna para obtenção das informações necessárias, bem como acompanhar o andamento do cronograma de consultoria.
Esperamos que estas informações tenham sido úteis para esclarecer suas dúvidas e para ajudar a superar qualquer insegurança quanto à contratação de uma consultoria de TI.
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fonte: https://blog.teclogica.com.br/como-escolher-uma-consultoria-de-ti/