Fique Conectado:

Estou sofrendo ameaças via e-mail, aplicativos de mensagens ou redes sociais, como devo proceder?

Fui alvo de um ataque ou invasão cibernética e agora?

Primeiro passo é nos contatar, iremos auxiliar suas ações posteriores. Lembre-se que qualquer ação pode prejudicar seus dados digitais, até o simples fato de desligar o aparelho.

Meu Smartphone pode ser alvo de ataques cibernéticos ou invasão?

Sim, todo sistema computadorizado pode ser alvo de ataques ou invasões cibernéticas. Neste ponto é valido lembrar que todo aparelho tecnológico inteligente contém um sistema operacional dentro dele, esse sistema operacional ou até mesmo software de terceiros instalados nele podem apresentar uma grande brecha para ataques cibernéticos.

Posso utilizar meu computador pessoal para trabalho?

Sendo de caráter próprio de cada instituição, aceitar ou não a utilização de computadores pessoais dentro de seu parque tecnológico, a recomendação perante a segurança da informação, é tentar minimizar sua utilização ou de qualquer recurso pessoal dentro do parque tecnológico empresarial.

Como criar uma senha segura?

Uma das grandes indagações quando se trata de autenticação ou login em uma única etapa (através de senhas ou código PIN) é como ser seguro e como criar está “senha”; Métodos simples podem ser aplicados para tal ação, sempre visar a utilização de caracteres especiais ( ! @ # $ % * ( ) _ = + ), letras maiúsculas e minúsculas juntamente com números. O mais importante de utilizar este método é como criar a sua sequência, onde o cenário mais indicado é a utilização de frases encontradas em livros, revistas, músicas e afins, tentando manter um mínimo de 8 caracteres e onde não se tenha ligação direta ou indireta com dados pessoais do usuário e sempre manter uma senha original para cada conta, sem exceção.

O que motiva ataques cibernéticos ou invasões?

Ataques cibernéticos são impulsionados nos tempos atuais com duas vertentes principais: Ganho financeiro, onde a criptografia de dados, roubo de informações pessoais, roubo de propriedade intelectual ou segredos industriais são os principais alvos; ou ciberativismo, onde grupos de crackers se voltam contra uma instituição ou pessoa física, visando a propagação de sua imagem ou ideologia.

Faça suas Perguntas