Fique Conectado:

A política de segurança digital é o documento que orienta e estabelece as diretrizes organizacionais. Ele envolve a proteção de ativos de informação, devendo, portanto, ser aplicado a todas as esferas de uma instituição. Vamos te mostrar, no post de hoje, como criar uma política de segurança digital na sua empresa.

Um bom documento que trate de política da segurança da informação deve conter, os objetivos, princípios e requisitos do documento. Além disso deve envolver os seguintes tópicos:

Responsabilidade dos colaboradores

Envolve a imposição de limites de uso, e responsabilizações em caso de má utilização dos recursos de TI na empresa.

Nesse ponto, poderão ser inseridos regramentos sobre a impossibilidade de uso de dispositivos externos em equipamentos corporativos. Também pode conter informações sobre websites de acesso proibido, recomendações de preservação do maquinário da empresa, etc.

Responsabilidade da área de TI

Organizar a logística do TI da empresa, configurar os equipamentos, instalar softwares. Além disso, implementar os controles necessários para cumprir os requerimentos de segurança estabelecidos pela política de segurança digital. Isso é fundamental para que o documento elaborado tenha vida e funcionalidade na dinâmica da organização.

Informações ligadas à logística da implementação do TI na empresa

Refrigeração de data centers, gestão de aplicações, organização física dos ativos de rede, recomendações de procedimentos, etc… Tudo o que for relacionado à implementação da infraestrutura de TI na empresa pode ser descrito aqui. Ele irá servir como guia nesse caminho.

Tecnologias de defesa contra ciberataques

Big Data Analytics contra crackers, firewall, criptografia, controles de acesso, backups, auditorias, monitoramento de rede… Esses são apenas alguns mecanismos de defesa utilizados nas empresas de sucesso para controle dados sigilosos. Eles precisam ser descritos em um documento de segurança da informação. Uma boa análise de vulnerabilidades também é ideal. Isso porque vai demonstrar com exatidão quais são os pontos fracos da sua segurança, permitindo que você já saiba o que precisa ser reforçado. Se você quer realizar uma análise de vulnerabilidade em sua empresa, acesse nosso site e entre em contato conosco!

Independente do porte da empresa, ter definido um conjunto de normas e orientações para o uso dos recursos de TI como base para obter vantagem competitiva pode ser o diferencial entre as empresas de sucesso e as estagnadas. Isso porque a tecnologia, quando bem utilizada, garante economia de recursos, aumento de produtividade e maior poder de mercado.